A Nossa História

ASSAF - Quem Somos

A Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família (ASSAF), sito no Forte da Casa, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Passados 25 anos da sua criação, a ASSAF, procura dar o melhor em prol das suas crianças. Conseguiu finalmente a 16 de Setembro 2010, ter um equipamento construído de raiz, o Pré-Escolar, passando o mesmo a ser a sua sede. Hoje em dia funciona em 5 equipamentos distintos designados por Per, António Gedeão, António Aleixo, Largo do Forte e Pré Escolar.

No total são 13 salas, onde prestamos serviços sócio-educativos de Creche, Pré-Escolar e ATL de 1º e 2º Ciclo, dando resposta a cerca de 280 crianças.

Untitled-2

Esta instituição iniciou a sua actividade a 7 de Novembro de 1992 com um grupo de vinte crianças dos dois aos cinco anos. Pais e amigos da Associação lançaram a mão a um projecto ambicioso, cujo objectivo fundamental era proporcionar às nossas crianças um ensino de qualidade, preparando-as para a sua vida escolar, cuidando da sua formação, dedicando-lhes carinho e atenção, colmatando a sua principal necessidade: ter mais um equipamento na freguesia com os recursos humanos necessários à prestação de serviços sócio-educativos da 1ª e 2ª infância, já que a capacidade de resposta da comunidade começava a ser diminuta. Criou-se então um espaço, uma valência: “Jardim de Infância” (numa loja alugada).

Até finais de 1994, altura em que se celebrou os primeiros Acordos de Cooperação com a Segurança Social, a direcção desta Associação juntamente com o trabalho de solidariedade de pais e funcionários, fez inúmeros esforços para aumentar a qualidade dos serviços prestados às nossas crianças.

Em 1995 a Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família, em resposta a uma procura por parte da comunidade do Forte da Casa, viu-se na necessidade de iniciar uma nova valência: Actividades dos Tempos Livres (ATL), com crianças em idade escolar, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido no Pré-Escolar.

Ao longo dos anos fomos aumentando a capacidade das diversas valências sempre em espaços alugados, até que em Janeiro de 2005 surge a oportunidade de alugar 2 grandes espaços, permitindo deste modo, melhorar grandemente as condições físicas em que prestávamos os nossos serviços,  (quer para utentes, quer para trabalhadores), já que os equipamentos que possuíamos precisavam constantemente de reparos imediatos e de adaptações constantes.

Estamos a falar do nosso ATL e do novo Pré-Escolar.

No entanto uma boa nova, em finais de Dezembro de 2008 nos faz continuar a lutar pelas instalações de que há tanto tempo ansiamos: finalmente ganhamos a candidatura ao financiamento da tão esperada sede, ao concorrermos ao programa Rede de Alargamento do Pré-Escolar do Ministério de Educação. Foi construído de raiz um novo equipamento com 5 salas de pré-escolar, sala polivalente, serviços administrativos, cozinha, refeitório e parque infantil exterior. Abrimos o equipamento a 16 de Setembro de 2010.
Neste momento encontra-se em pleno funcionamento, com 5 salas, em funcionamento.

Até ao momento, continuamos a proceder a pequenas obras que vão surgindo e a melhorar as estruturas dos equipamentos de forma a torna-los o mais funcionais, confortáveis e seguros possíveis.

Actualizado a 2016.01.24

Reparação de Esquentadores | Reparação de Caldeiras | Reparação de Estores | Caixilharia Alumínio | Blogs de Moda | Web Design VIP